Ticker

6/recent/ticker-posts

Sorteio das Quartas de Final da Liga dos Campeões e da Liga Europa 2015/2016


Hoje aconteceu o sorteio das quartas de final das duas maiores competições de clubes da Europa. Abaixo, confira os confrontos e meus comentários:

LIGA EUROPA:

Braga x Shakhtar
Villarreal x Sparta Praga
Atlétic Bilbao x Sevilla
Borussia Dortmund x Liverpool

O português Braga, que surpreendeu ao golear o Fenerbahçe e conseguir essa classificação, pegará um adversário complicado, até porque vai jogar a segunda partida no frio ucraniano. Aposto no "brasileiro" Shakhtar. Olhando o confronto Villarreal x Sparta Praga, seria a lógica dizer que o time espanhol era o favorito, mas após a goleado da equipe tcheca sobre a Lazio na Itália, vemos que não serão jogos fáceis para o "Submarino Amarelo", mas se eu apostasse em algum dos clubes, seria no Villarreal. Nas partidas entre os espanhóis, Bilbao e Sevilla, não consigo apontar um time melhor para passar, já que o equilíbrio entre os clubes é grande. Dortmund e Liverpool poderiam muito bem estar fazendo uma quartas de final de Champions e não de Liga Europa, dado o tamanho das duas equipes e seus elencos. Acredito que o Borussia é melhor, mas Klopp conhece esse time alemão com a "palma de suas mãos", pois foi ele quem montou.

LIGA DOS CAMPEÕES:

05/04 Barcelona x Atlético Madrid            13/04 Atlético Madrid x Barcelona
05/04 Bayern x Benfica                               13/04 Benfica x Bayern
06/04 Wolfsburg x Real Madrid                 12/04 Real Madrid x Wolfsburg
06/04 PSG x Manchester City                    12/04 Manchester City x PSG


Real Madrid e Bayern foram os "sortudos" do sorteio. Sem querer menosprezar Benfica e Wolfsburg, mas sendo realista, é evidente que os dois clubes possuem elencos muito inferiores aos de seus adversários e dificilmente consigam passar de fase. PSG e City fazem o duelo dos times milionários que estão sempre bem nos seus campeonatos nacionais, mas que nunca passam das quartas na Champions League. Dessa vez, é obrigatório que um deles chegue a inédita semi-final. Pelo momento, o time francês tem tudo a seu favor: vive uma fase muito melhor que do time inglês, que vem oscilando, e já é campeão francês, por isso vai dedicar todas as suas forças e atenções para esta competição. Por fim, Barcelona e Atlético Madrid fazem o jogo mais equilibrado destas quartas. Muitos vão dizer que o Barcelona é amplo favorito, mas o retrospecto recente não indica isso. Não há como negar, simpatizando ou não com o clube catalão, que ele é hoje o melhor time do mundo, possui os jogadores mais "perigosos", e que mais é respeitado pelos adversários, mas se tem uma equipe que gosta de atrapalhar os planos do Barcelona é o Atlético. Simeone é o técnico que melhor consegue neutralizar a efetividade dos atacantes do Barcelona, e ainda aproveita bem as poucas brechas deixadas pelo adversário. Na última vez que se enfrentaram na Liga dos Campeões, em 2014, o confronto aconteceu também pelas quartas de final e a primeira partida sendo no Camp Nou. O Atlético segurou o 1x1 na ida, e na volta venceu por 1x0, passando de fase. Podem esperar um jogo bem truncado, com muitas faltas e divididas duras para os padrões europeus, muita catimba e confusão, já que os times estão recheados de atletas sul-americanos.